Previsor de Período de Visibilidade de um Astro Fixo

João Luiz Kohl Moreira

Observatório Nacional

Esse previsor é desenhado para fornecer a informação aproximada de quando um astro é visível no céu, em função do nascer e ocaso do sol. No exemplo dado, o círculo onde o objeto deve se encontrar é colocado a uma distância zenital de 75o, isto é, uma altura mínima de 15o. Os valores da Ascenção Reta e Declinação devem ser fornecidos em graus decimais.

O início de visibilidade do astro, muitas vezes chamado "nascer heliacal", dá-se no alvorecer. O astro nasce um pouco antes do sol. O final, ao contrário, se dá no anoitecer, quando o astro se põe um pouco depois do sol.

Notar que o valor absoluto da diferença entre a latitude e a declinação deve ser inferior ou igual ao valor de 90 - "Altura Mínima". Do contrário o resultado que sairá não fará sentido.

O valor "PM" significa Passagem Meridiana. Trata-se apenas de um cálculo aproximado de quando a passagem meridiana do astro se dará à meia-noite.

Coloquei as coordenadas médias das constelações afim de facilitar a consulta. Maiores detalhes são encontrados no White Paper ou em Tolas Perguntas


Constelação
Crepúsculo Latitude
Astro Altura Mínima
Ascenção Reta Declinação
Início Fim
PM