O serviço eletrônico de atendimento ao público "Pergunte a um Astrônomo" tem como objetivo responder a perguntas, de natureza científica, sobre qualquer área da Astronomia e Astrofísica. O "Pergunte a um Astrônomo" foi inaugurado em 16 de julho de 1997, sendo o primeiro serviço deste tipo oferecido ao público brasileiro. Este serviço foi, inicialmente, promovido pela Pós-Graduação do ON, por iniciativa do seu coordenador naquela época, Dr. Marcio A. Geimba Maia, e contando com a colaboração dos alunos da nossa pós-graduação (Doutorado e Mestrado), além dos pesquisadores e tecnologistas do ON. Atualmente, o "Pergunte a um Astrônomo" é oferecido sob a coordenação da Divisão de Atividades Educacionais através da Revista Café Orbital do Observatório Nacional.

Caso sua pergunta não conste do arquivo,   
Aproveitamos a oportunidade para agradecer a todos aqueles, estudantes, pesquisadores ou técnicos, que, direta ou indiretamente, participaram ou ainda participam deste serviço.

As perguntas enviadas ao "Pergunte a um Astrônomo", após serem examinadas e respondidas, são arquivadas por assunto. Elas estão disponibilizadas para o público, através da seção "índice" que está localizada no menu superior desta página. Deste modo, a pessoa interessada poderá conferir se a sua dúvida já foi respondida. Caso você não fique satisfeito com a resposta apresentada ou não encontre a sua dúvida respondida, faça a sua pergunta.